quinta-feira, 21 de junho de 2018

(1_BIO_LIC_NA_Emanuelle_Valentim) QUANDO NOS TORNAMOS PESSOAS IDOSAS O QUE ACONTECE COM O NOSSO SISTEMA NERVOSO?


Quando criança o funcionamento do nosso cérebro é de forma crescente, e a cada dia que passa a criança vai adquirindo mais informação, com o passar do tempo na vida adulta o crescimento é mais estável, pois na fase adulta adquirimos menos informações, e na velhice as informações vão diminuindo.
Uma grande perda que a pessoa tem na velhice é a memória, ela não consegue guardar novas memórias e aprender novas informações.
A sínfise é responsável pelas memórias de curto prazo, e para tornar essa memória em permanente precisa do hipocampo. O hipocampo faz a ligação do neocórtex que precisa estar associado à memória, e esse processo precisa de uma boa noite de sono, isso faz com que a memória fique guardada no hipocampo.

Hipocampo. Disponível em: < http://www.ultimatescience.org/descoberto-novo-papel-para-o-hipocampo-cerebro/> Acesso em: 13 de jun. 2018.

Neocórtex. Disponível em: < https://hackernoon.com/machine-learning-in-brain-120d375eccd> Acesso em: 13 de jun. 2018.


A pessoa idosa precisa de mais tempo para raciocinar, e a cognição dela não é prejudicada. Mas há casos de comprometimento cognitivo leve, que a pessoa tem perda de memória real, ele afeta a memória de curto prazo (sínfise), mas as memórias remotas ficam intactas, mas através de estudo viram que 50% dos casos depois de três anos a pessoa atinge a demência.
Quando a pessoa atinge a demência ela tem perda de memória (hipocampo), disfunção cognitiva e comportamental. Elas sentem dificuldade de fazer as coisas, de achar as palavras, e se tornam pessoas irritáveis, ansiosa e agitada.
Há um exame neurológico a ser feito, o medico pede para que o paciente efetue algumas tarefas como de orientação (onde o paciente da o seu nome e sua localização), atenção e concentração (soletrar alguma palavra), memória de curto prazo (repetir uma lista de 3 a 4 itens a cada 10 minutos) e  linguagem (nomear objetos comuns). Com o resultado o medico partirá para exames clínicos, e ver qual o estado que a pessoa se encontra, e medicar adequadamente o paciente.  

·         Aplicação didática: O material enviado pode ser usado na parte de sistema nervoso, mostrando curiosidades sobre a memória.



Segue vídeo para entender melhor Disponível em: < https://youtu.be/Bj-7axay48w> Acesso em: 13 de jun. 2018.

Segue vídeo para entender melhor Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l6cvl829D4QAcesso em: 13 de jun. 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário