Vocês sabiam que podemos viver mais... viver com mais dores, se não cuidarmos de atividade física e de proteger nossas articulações?... Artrose, a doença está cada vez mais comum na sociedade, ela especialmente aparece no quadril e no joelho, é onde ‘’ataca’’ a bendita da DOR. Uma forma de evitar a dor, é a pratica de atividade física, mas não é qualquer atividade física, é a musculação, mas lembrando também que o EXAGERO da atividade física, não tendo uma musculatura preparada pode causar artrose sim! Lembrando também que não é somente em pessoas idosas, mas sim em pessoas novas pelo fato do exagero nas atividades físicas.
Disponível em:< http://carlosfranciozi.com/artrose/>.
Acesso em: 04 jun. 2018.
Antes é bom reconhecer o que é a artrose, a artrose é conhecida também por “osteoartrose” e “osteoartrite” que provoca a degeneração e frouxidão das articulações (juntas) do corpo humano, consequentemente causa um certo inchaço, dor e rigidez nas juntas, assim dando uma certa dificuldade para realizar movimentos.
É bom lembrar também que a artrose não é artrite, muitas pessoas as confundem, sendo que a artrite é uma doença, enquanto a artrose não. As duas afetam os ossos, articulações e ligamentos, assim sendo provocando semelhantes sintomas.
Disponível em:< http://www.ortopediabr.com.br/artrose-e-artrite-reumatoide/. Acesso em: 04 jun. 2018.
Vamos falar de causas, as possíveis causas estão relacionadas com o desgaste da cartilagem(estrutura que reveste os ossos), principalmente nas articulações dos joelhos e quadril, são essas duas estruturas que são mais forçadas quando recebem excesso de carga e impacto. Mas também existem as causas da artrose que seriam:
- desgaste natural das articulações devido ao envelhecimento;
- trabalhos que sobrecarregam as articulações, como por exemplo trabalhos domésticos;
- esportes como: futebol, beisebol, futebol americano, etc. Que sobrecarregam certas articulações;
- fraqueza na parte superior das pernas;
- excesso de peso;
- atividades em que se faz necessário agachar levantar repetitivamente muito peso.
Entre tantas outras causas.
Entre os principais sintomas da artrose estão:
- dores nas articulações afetadas;
- dificuldade de realizar movimentos em que use a articulação afetada;
- inchaço e rigidez na articulação.
Lembrando que se não procurar um tratamento o quanto antes a artrose pode deformar a articulação afetada.
Muitos perguntam se a artrose tem cura, ela tem? NÃO, a artrose não tem cura, mas sim tratamento.
Se o problema for excesso de peso, deve-se procurar um nutricionista, assim podendo ter um acompanhamento, passando dietas saudáveis para a perda de peso. Existe o processo com medicamentos (OBS: SEMPRE COM UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO) que seria com remédios anti-inflamatórios e analgésicos, para reduzir dores e inflamações. E por fim existe o processo da fisioterapia e hidroterapia que ajudará com exercícios.
Aplicação didática: este material poderá ser usado para alunos de Educação Física, Biologia e até mesmo Medicina como estudo das articulações. E este conhecimento poderá ser levado para alunos de colégios como uma forma de prevenção, ensinando-os a não pegar pesos em excessos, e ensiná-los a cuidar da alimentação, não obtendo excesso de peso.
Disponível em:< https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-artrose-no-joelho-na-coluna-cura-remedios-e-tratamento/>. Acesso em: 04 jun. 2018.
Disponível em:< https://globoplay.globo.com/v/5304954/>. Acesso em: 04 jun. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário