quarta-feira, 31 de outubro de 2018

(1_BIO_LIC_NA_Ana_Letícia) COMO OCORRE A CONTRAÇÃO DO MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO



O músculo estriado esquelético possui contração voluntária. A contração do músculo é o resultado do encurtamento das fibras musculares. Mas o processo não é tão simples como parece.
Para entendermos como funciona o processo de contração é preciso conhecer a estrutura do músculo estriado esquelético.


            Epimísio é uma membrana externa de tecido conjuntivo, perimísio é uma divisão, um septo de tecido conjuntivo, é por onde os vasos sanguíneos entram nos músculos e o endomísio são fibras reticulares e lâmina basal. Feixe muscular é um conjunto de fibras musculares, e as fibras musculares é uma célula cilíndrica e multinucleadas chamadas miofibrilas
            Entre as fibras musculares encontra-se lateralmente os túbulos transversos ou túbulos T que levam os impulsos nervosos recebidos até as miofibrilas. Longitudinalmente as miofibrilas tem-se os retículos sarcoplasmáticos que armazenam cálcio, elemento indispensável para que ocorra a contração.
           

            As miofibrilas são constituídas por duas principais proteínas, a actina que compõem os filamentos mais finos e a miosina, que compõem os filamentos mais grossos.
Uma representação melhor da estrutura muscular:
                   



            A teoria mais aceita de como ocorre a contração muscular é a Teoria dos Filamentos Deslizantes. Para que ocorra a contração das fibras musculares é preciso de estímulos nervosos que provocam a liberação de cálcio pelos retículos sarcoplasmáticos, quando o cálcio entra em contato com a miosina e actina, faz com que suas extremidades se encontrem aproximando as duas linhas Z assim provocando diminuição do sarcômero, ocorrendo iteração entre estas duas proteínas, que se deslizam entre si. Quando vários sarcômeros se contraem ao mesmo tempo, se contrai o musculo todo. Após a contração, os íons cálcio retornam ao retículo sarcoplasmático.
            Confira o vídeo através do link abaixo, apesar de ser em inglês é de fácil compreensão agora que já conhecemos melhor as estruturas do musculo estriado esquelético. Irá ilustrar didaticamente como a contração muscular ocorre.

Acesso em: 31.out.2018

Aplicação Didática: o material pode ser utilizado por professores de ciências, educação física e até mesmo atletas que possuam vontade de adquirir conhecimento a respeito do funcionamento da contração muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário