quinta-feira, 21 de junho de 2018

(1_BIO_LIC_NA_CARLOS_HENRIQUE_DE_AVILA) SINTO LOGO AMO

Observando no dicionário temos como definição de sexo o que define uma espécie em macho e fêmea, e sexualidade aquilo que está relacionado a desejo sexual. Para a psicanalise sexualidade está diretamente relacionada a libido, aquilo que nos leva a desejar, fantasiar, querer. Bom mas o que tudo isso tem relação a anatomia e órgãos do sentido? Nosso organismo é composto por cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato.  Porém neste artigo falaremos apenas de dois deles o tato e olfato.
O tato é sentido através da pele. A pele é fonte de prazer desde o período intrauterino. Quando nasce, o bebê precisa do contato corporal com sua mãe. Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos. Os estímulos externos principalmente quando são amorosos, nos dão sensação de prazer, a libido, nos fazendo o desejar mais.


O olfato também relaciona-se a sexualidade, os feromônios estão relacionados com a busca inconsciente de aromas familiares nas pessoas atuais, que produzem paixão, desejos expressos através da fantasia, produzindo sexualidade. As células olfatórias (ou mucosa amarela) localizadas no topo da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. Funciona da seguinte forma: ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias, que, estimuladas pelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro, onde são produzidas as sensações olfatórias. A sensibilidade das células olfativas é grande, de modo que poucas partículas são capazes de estimulá-las e produzir a sensação de odor. Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor.


É um mito pensarmos que a nossa sexualidade está apenas embasada em órgãos genitais, se analisarmos os órgãos reprodutores estão relacionados apenas 10% com a sexualidade, pois ela abrange aspectos sensoriais, estímulos externos e internos do nosso corpo.

APLICAÇÃO DIDÁTICA:
              Este conteúdo pode ser aplicado em uma aula de órgãos do sentido como uma mobilização para o conteúdo, aplicado em séries de nono ano, ensino médio e curso superior. Também pode ser trabalhado em uma aula sobre sexualidade.  Pare introduzir este conteúdo pode utilizar o Trailer do filme Sentidos do Amor. Disponível em <https://youtu.be/9oDOxvN8ivg> . Acessado  em 12 de junho de 2018. O vídeo pode ser utilizado ressaltando que o amor e a sexualidade estão sempre sendo estimuladas por fatores externos, estímulos sonoros, táteis , visuais e olfativos.


Disponível em<https://www.bonde.com.br/saude/sexualidade/saiba-mais-sobre-a-influencia-dos-sentidos-na-sexualidade-294473.html> . Acesso em 11 de junho de 2018.
Disponível em<https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/anatomia-humana/olfato/amp/> Acesso em 11 de junho de 2018.
Disponível em<https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/anatomia-humana/tato/amp/> Acesso em 12 de junho de 2018.

Referência das imagens:
TECIDO EPITELIA. Disponível em<https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/anatomia-humana/tato/amp/> Acesso em 12 de junho de 2018.
NARIZ VISÃO INTERNA. Disponível em<https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/anatomia-humana/olfato/amp/> Acesso em 11 de junho de 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário