terça-feira, 22 de maio de 2018

(1_BIO_LIC_VA_Letícia_Prestes) AFINAL, O QUE É SINUSITE?

A sinusite é uma doença inflamatória alérgica crônica, a inflamação é causada por bactérias, vírus ou fungos nos seios paranasais, que é composto pelo seios da maxilas são os maiores e se localizam na região inferior, seios do osso frontal encontram-se na região superior e os seios etmoidais, que ficam entre os seios frontais e maxilares.



Nos seios paranasais tem a produção de muco através da mucosa, o muco é escorrido para o nariz, quando a passagem do mesmo, para o nariz é bloqueado, consequentemente a conexão com o nariz é bloqueada, levando ao o acúmulo de muco, juntamente com o crescimento de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, isso é que dá origem à sinusite. Inflamações alérgicas como, rinite e asma favorecem o bloqueamento dos seios nasais. A sinusite tem como sintomas mais comuns dores de cabeça, dificuldades para respirar pelo nariz, dores de garganta, sensibilidade facial incluindo dores na região dos olhos e nariz.

TIPOS DE SINUSITE E DIAGNÓSTICO
Sinusite é do tipo crônica quando a inflamação dos seios persiste por mais de 12 semanas. A Sinusite é aguda quando a inflamação dos seios persiste por menos de 12 semanas, os sintomas são parecidos para ambas.
Pode-se obter o diagnostico através de exames de tomografia, endoscopia nasal ainda pode ser feito teste de alergia se houver a suspeita de que a doença foi causada por algum tipo de alergia.

TRATAMENTO
Quando a sinusite é causada por inflamações, deve ser tratada com anti-inflamatórios, em situações que a mesma é causada por reações alérgica deve ser tratada com medicamentos antialérgicos e somente em casos que são causados por bactérias podem ser tratadas com antibiótico. Limpar o nariz com soro fisiológico pode amenizar os sintomas da sinusite.
Em casos mais graves, é necessário fazer cirurgia, que consiste na eliminação do tecido que está bloqueando a passagem do muco.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: aprender sobre sinusite, envolve o conhecimento dos ossos do crânio, a maioria das instituições de ensinos, não tem estruturas anatômicas para mostrar onde são as partes importantes para o entendimento da doença, portanto a utilização da imagem deixa claro a localização dos seios da face, para o bom compreendimento do assunto apresentado.

REFERÊNCIAS
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sinusite>. Acesso em: 20 Mai. 2018.
Disponível em: <https://www.anatomiaonline.com/seios-paranasais/>. Acesso em: 20  Mai. 2018.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cCOsa0iDUvE>. Acesso em: 20 Mai. 2018.

3 comentários:

  1. 1_ BIO_LIC_VA _Shayane_Tozetto
    Tema desperta muita curiosidade sobre o assunto, pois muitas pessoas sofrem com a sinusite e não sabem o porquê. A postagem deixa o assunto muito mais compreensível.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VA_LARISSA_ANADIR
    Sofro de sinusite, e a postagem foi muito útil,pois não sabia que em alguns casos a solução e a cirurgia. E o mais interessante é que pude compreender realmente de uma maneira detalhada como a sinusite ocorre.

    ResponderExcluir