terça-feira, 22 de maio de 2018

(1_BIO_LIC_VB_Ana_Paula_Freire_dos_Santos) A EVOLUÇÃO DOS NOSSOS OSSOS

Como sabemos nem sempre nós tivemos esses aspectos que temos hoje, a um bom tempo atrás nosso corpo possuía algumas características diferentes que eram reflexos de nossos hábitos e costumes que hoje já não estamos acostumados a realizar, um exemplo simples disso é nossos caninos que eram bem desenvolvidos antes, e agora por não o utilizarmos mais com tanta intensidade e foi ficando menor ao longo do tempo. 


Agora listarei algumas evoluções interessantes dos nossos ossos e porque elas ocorreram em nossa estrutura:
·         Aumento do tamanho do crânio:
Por nos tornarmos bípedes acabamos desenvolvendo melhor nossas capacidades cognitivas e sociais e assim aumentando a parte racional e com o passar do tempo a parte responsável pelo pensamento foi se desenvolvendo.






·         Bipedalismo:
Foi uma adaptação para as próximas gerações conseguissem sobreviver a um clima mais seco que transformou as florestas em savanas e essa modificação melhorou a locomoção por essas áreas, também favoreceu a invenção de ferramentas já que os braços já não eram mais utilizados mais para apoio. 
Algumas características que mudaram no bipedalismo foi: o crânio acima da coluna vertebral, curvatura da coluna em S para apoiar o peso superior do corpo,  estrutura pélvica foi adaptada para suportar a tensão e peso e também a ligação do fêmur com o quadril sofreu alterações.



·        
         Pés:
Os pés evoluíram praticamente junto com a nossa postura já que quando passamos a ser bípedes deixamos de viver em arvores e passamos a andar no solo então foi necessário adaptação para melhorar nossa locomoção e equilíbrio sem precisarmos do auxilio de nossas mãos assim nossos pés passaram a serem melhores para correr e andar do que utilizar árvore e favoreceu para sobrevivermos a predadores.




 >. Acesso em: 22 maio. 2018

E essas são algumas características que adquirimos ao longo de nossa evolução, observamos que elas estão diretamente ligadas ao ser humano começar a andar em duas pernas já que apartir dessa adaptação os pés se modificaram e o homem começou a utilizar as mão para outros fins e não apenas sustentação e assim desenvolveu suas capacidades racionais e ocorreu o desenvolvimento de seu cérebro. E hoje os nossos ossos são assim:

Aplicação didática: pode ser utilizada após estudar o esqueleto humano como fonte de comparação e curiosidade do que mudou na evolução humana.
Disponível em: < http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev3.htm >. Acesso em: 22 maio.2018
 
 
 

11 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_Felipe Antunes: trabalho bem escrito, tópicos pautados simples e didaticos, mas poderia haver uma animação, deixarei um link caso queira colocar
    https://www.youtube.com/watch?v=cf-KPvKKINk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo é muito interessante Felipe. Pode enriquecer muito o material da sua colega! O Blog Agradece a sua colaboração.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. 1_BIO_LIC_VA_Letícia_Prestes
    O conhecimento da história evolutiva das estruturas do nosso corpo chama bastante atenção, além de envolver várias matérias da biologia além da anatomia, como por exemplo a evolução e uma parte da zoologia. Explicar o assunto, envolvendo estas três disciplinas deixa o conteúdo mais completo.

    ResponderExcluir
  5. 1_BIO_LIC_VB_Isabelle_Schimiguel. Adorei o assunto, foi muito bem escrito e achei o assunto muito interessante e importante, conhecer a evolução nunca é demais.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Material muito interessante, principalmente por ser um assunto voltado para nossa evolução, despertando uma certa curiosidade sobre como nossas características fisiológicas eram diferentes, que com o passar do tempo se modificaram de acordo com a adaptação necessária.

    ResponderExcluir