segunda-feira, 21 de maio de 2018

(1_BIO_LIC_VA_Lethicia_Bueno) OSTEOARTROSE: A LESÃO DA CARTILAGEM ARTICULAR



A Osteoartrose é seu nome correto, mas você já deve ter o conhecido Artrose, como popularmente é chamado.
Artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam o peso, como coluna vertebral, os quadris e joelhos. Todas as nossas articulações são revestidas por cartilagem, ela é um tecido que cobre dois ossos unidos e que juntos possuem movimentação única. Podemos citar vários exemplos de articulações: joelho, dedos, tornozelo, etc. A função da cartilagem é diminuir o atrito entre os ossos durante os movimentos, desta forma, o choque é absorvido e não há excessiva pressão pelos quadris por exemplo. As cartilagens são banhadas pelo líquido sinovial, que lubrifica as articulações e ajuda a se manter estáveis e sadias. Ou seja, toda vez que a nossa articulação não estiver hidratada ou integra o suficiente, estaremos sujeitos a ter artrose.

TIPOS DE OSTEARTROSE

Existem dois tipos de osteoartrose: primária e secundária. A primária, é aquela onde ocorre predisposição genética, ou seja, pessoas que tem antecedentes familiares portadores da doença. Já na artrose secundária, o desenvolvimento da doença se da à uma série de motivos, entre eles: Obesidade, Traumas articulares (entorses, fraturas, luxações), traumas causados por movimentos repetitivos, entre outros.

E QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA OSTEOARTROSE?

Dor: É o principal sintoma e melhora com o repouso. No início da doença ocorre crises, e se não forem tratadas, podem piorar bastante.
Rigidez matinal: Sintoma clássico de artrose, porém não dura mais do que alguns minutos.
Limitação do movimento: Com a progressão da doença acontecem limitações de movimento.
Alguns sintomas são característicos do local da osteoartrose. Por exemplo, nos joelhos, as pessoas se queixam de aumento da dor ao descer degraus. Nas mãos, a pessoa normalmente sente dificuldade em realizar trabalhos manuais rotineiros. Na coluna, o processo degradativo pode causar dores nas costas, especialmente na lombar e se atingirem raízes nervosas causam dor e fraqueza no individuo.

TRATAMENTO PARA ARTROSE
Deve visar o controle da dor, a melhora da função e a prevenção da incapacidade. Além disso, deve evitar os níveis tóxicos das medicações utilizadas. Para isso, o paciente precisa ser avaliado regularmente e as medidas necessárias, serem tomadas. Aos pacientes de osteoartrose as orientações são para perda de peso excessivo, essa medida além de aliviar os sintomas, diminui a progressão da doença e promove melhora na qualidade de vida. Já as terapias com uso de medicamentos auxiliam no controle da dor. A fisioterapia complementa o tratamento medicamentoso e visa diminuir a dor, e se caso os tratamentos prescritos não obtiverem a resposta desejada, pode ser feita cirurgia.
Aplicação Didática: O tema abordado tem como objetivo orientar os alunos sobre a artrose, suas consequência, sintomas e tratamento, bem como a conscientização da importância de uma vida saudável e de exames regulares. Em seguida, em forma de debate, serão respondidas as questões sobre artrose no joelho.

Disponível em: <http://www.hong.com.br/estudo-acupuntura-e-osteoartrose-de-joelhos/>. Acesso em: 21 mai. 2018.
Disponível em: < https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/dez-perguntas-e-respostas-sobre-artrose-no-joelho-de-quem-pratica-esporte.ghtml >. Acesso em: 21 mai. 2018.
Disponível em: < http://www.hong.com.br/wp-content/uploads/2015/01/osteoartrose-ilustracao-de-joelhoi.jpg>. Acesso em: 21 mai. 2018.
Disponível em: < http://www.hong.com.br/wp-content/uploads/2015/01/osteoartrose-de-joelhos-dor-regional.jpg>. Acesso em: 21 mai. 2018.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_Letícia_Prestes
    O trabalho tira bastante dúvidas do que é exatamente a artrose, também pela possibilidade de ser genético, informação que muitas vezes não sabemos. Para deixar o trabalho com um pouco mais de informações, seria interessante colocar imagens de como ficam os ossos quando se tem a doença.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_VA_Fabíola_Mika
    Tema abordado de grande importância, pelo fato de ser uma doença que se manifesta principalmente na população de idade mais avançada. Pode servir também, para conscientizar os alunos que o excesso de peso sobre o corpo, postura incorreta, obesidade, podem ser fatores de risco para a osteoartrose.

    ResponderExcluir