terça-feira, 14 de agosto de 2018

(1_BIO_LIC_NA_Karolyne_Fierk) COMO OS OSSOS SE REGENERAM?

O organismo tem uma capacidade fantástica de se regenerar. Esse processo ocorre logo após a lesão, quando o organismo envia moléculas de cálcio pelo sangue. As células que fazem a “limpeza”, chamadas de osteoclastos, removem os tecidos danificados e pequenos vasos sanguíneos alcançam o hematoma formado em decorrência da fratura, facilitando a cura.
Com isso o ferimento torna-se um calo mole e após, que ocorre envio de fibras de colágeno produzidas pelas células, transforma-se em um calo mais duro, até virar o calo ósseo, que por fim preenche a fissura entre os ossos fraturados. Com passar do tempo, a resistência aumenta, a circulação sanguínea do osso melhora e o organismo completa a colagem natural do osso. Semanas após, a fissura fecha-se o osso está reparado e mais adiante dentro de alguns meses, ocorre a calcificação do osso e a consolidação.
O tempo de cura depende do tipo de fratura. Para auxiliar o organismo, particularmente quando ocorre fraturas mais complexas, a ciência se dedica à pesquisa de medicamentos que ajudem na cicatrização de ossos, como as colas sintéticas por exemplo, que são indutores de consolidação, que auxiliam na fixação óssea em fraturas.
Na literatura médica há registros, desde 1980, de adesivos a partir da proteína cianoacrilato, absolutamente biodegradáveis e que permitem a regeneração de fraturas com menor reação inflamatória no tecido. Pesquisas buscam por polímeros proteicos e não-proteicos biodegradáveis e biocompatíveis cada vez mais eficazes. A ciência ainda hoje avança em relação as técnicas de regeneração como técnica de fixação externa com transporte ósseo muito eficaz no tratamento de defeitos extensos e utiliza o osso do próprio paciente.
Mesmo com essas inovações na maioria das vezes é indicada a milenar e eficaz técnica de imobilização, sendo que sem ela pode ocorrer até mesmo uma pseudo artrose, e a colocação de gesso, cinta, tala ou faixa para manter alinhadas as partes do osso quebrado.

O OSSO SANGRA?
O osso é como uma esponja, cheio artérias, vasos, canais e poros por onde passa o sangue. Numa fratura, os vasos de dentro do osso se rompem. Em uma hemorragia precisa ser estancada dentro e fora do corpo, havendo casos em que pode vazar até 2,5L de sague como o fêmur por exemplo. Na região fraturada é comum o aparecimento de coágulo, formado pelo sangue que vazou do ferimento.

FRATURAS
Em pessoas acima de 60 anos, aumenta incidência de cirurgia para reparo por causa das alterações na estrutura. Além dos idosos, obesos, alcóolatras, fumantes, desnutridos e portadores de doenças crônicas também têm maior dificuldade para cicatrização de ossos. As fraturas são mais frequentes em crianças e adolescentes devido ao nível de atividade que exercem. Nos mais novos, o processo de cicatrização leva cerca de seis semanas, dependendo do tipo de fratura. Em atletas, devido ao uso excessivo da estrutura óssea, ocorre um tipo de fratura ocasionada por estresse. O tratamento requer repouso das atividades esportivas.


Aplicação didática: O conteúdo acima pode ser trabalhado com relevância para alunos do ensino médio em geral como um complemento sobre conteúdos relacionados a formação das estruturas ósseas humanas.

Disponível em: < http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php/artigos/71-como-os-ossos-colam> Acesso em: 20 de mai. de 2018.

Disponível em: < http://clinicaecirurgiadope.com.br/artigos/24 > Acesso em: 20 de mai. de 2018.

2 comentários:

  1. (1_BIO_LIC_NB_MAYRA_MICHALOVSKI) Realmente muito interessante, pois muito se fala na importância da regeneração dos ossos e suas características, um exemplo que raramente vemos em uma explicação anatômica e fisiológica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir