sexta-feira, 15 de junho de 2018

(1_BIO_LIC_VB_Kauane_Chicora) DOENÇA DE PARKINSON

A Doença de Parkinson, ou processo de envelhecimento motor, é uma doença neurológica, degenerativa, crônica e progressiva, que é mais frequente em homens do que em mulheres, mas não se sabe a razão pela qual isso ocorre.



Os neurônios possuem uma determinada vida útil, como qualquer célula, mas ao contrário das demais, eles não se regeneram.

No caso das pessoas com a Doença de Parkinson, o sistema nervoso sofre degeneração em uma região do cérebro chamada substância negra e, sofre deficiência na dopamina (neurotransmissor) que controla os movimentos das pessoas.



Como a doença é causada pela degeneração dos neurônios, localizados no espaço intercelular do mesencéfalo constituído por melanina (substância negra), ainda não foram descobertos os motivos efetivos que desencadeiam essa doença, mas alguns fatores podem contribuir para que ela aconteça.


Imagem demostrando a substância negra, e onde é localizada. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=substancia+negra&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiu_Zb549HbAhUDxpAKHUhTAH0Q_AUICigB&biw=1366&bih=613#imgrc=btnRkzM71zlaSM:>.  Acesso em: 13 jun. 2018.

Um dos fatores é a idade, pois a doença de Parkinson acomete principalmente pessoas com mais de 60 anos, raros são os casos de pessoas com menor idade que possuem a doença. Familiares de pessoas que possuem a doença tem mais chances, de desenvolve-la também.

Os traumas repetitivos ou isolados causados no crânio também podem resultar na doença. Um exemplo é o da atividade que um lutador de boxe pratica. Como ele recebe diversos traumas repetitivos na região do cérebro, os neurônios produtores da dopamina, podem se lesionar.



O Parkinson é uma doença que não possui formas de prevenção e nem a cura. Mas existem medicamentos que podem amenizar os sintomas causados pela mesma. Rigidez e falta de equilíbrio, tremores, constipação, incontinência urinária, pouca expressão facial, distúrbios no sono e modificação na postura, são alguns sintomas causados pela doença.




Para obter mais informações sobre a doença de Parkinson e seus sintomas, assistir o vídeo do neurologista Dr. Willian Resende do Carmo, disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Ztrg9m3L5lE>.

Aplicação didática: Esse material pode ser utilizado ao explicar o funcionamento do sistema nervoso, mostrando a importância e o papel dos neurônios em nosso corpo, pode ser utilizado também para tirar dúvidas dos alunos que possuem algum conhecido, ou até mesmo familiares que possuem a doença.


Disponível em: <http://www.vibrarcomparkinson.com/sinais-e-sintomas>. Acesso em: 13 jun. 2018.


6 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Isabelly_Cristina_Boruch
    Excelente material! Será muito útil em aulas sobre o sistema nervoso e para a sociedade, pois muitos não sabem como essa doença ocorre.

    ResponderExcluir
  2. 1_ BIO_LIC_VA_Shayane_Tozetto
    Muito boa a postagem, o assunto é excelente para abordar em uma aula sobre o sistema nervoso, pois é uma doença muito conhecida e que pode despertar a curiosidade dos alunos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VA_Amanda_Woicizack
    Assunto bem explicado e acessível tanto para ensino médio, quanto para ensino fundamental, útil em uma aula sobre o sistema nervoso, mostrando a degeneração em quem tem a doença, possíveis causas e como isso acontece.

    ResponderExcluir