O
aneurisma é a dilatação anormal de um vaso sanguíneo. Alguns dos principais
tipos de aneurismas existentes geralmente ocorrem na aorta (abdominal e
torácica), parte de trás do joelho, cérebro, baço e intestino. Sendo provocado
por uma área enfraquecida da parede desse vaso ou alguma doença/trauma vascular.
Disponível em: <https://img.gleauty.com/1/v/t1.0-9/25550648_1948268618822972_450293314520231085_n.jpg?_nc_cat=0&oh=79669dc47846574b17fd9f5dfda1259e&oe=5C2742DA >. Acesso em 31 out. 2018.
Sintomas: podem variar dependendo do local onde ele se encontra, caso ocorra em uma região próxima à superfície do corpo, alguns dos sintomas pode ser a dor, o inchaço do local, e até mesmo a formação de uma espécie de “caroço” visível. Se for um aneurisma mais interno, pode-se também sentir dor no local, como por exemplo dor de cabeça, braço, costas, pernas e abdômen, outros sintomas são náuseas, vômito, desmaio, convulsão, sensibilidade no peito, sangramento, entre outras. Muitos não apresentam sintomas, e só são percebidos após o rompimento.
Tratamento: pode variar de uma observação vigilante do local, uso de alguns medicamentos e cirurgias, isso vai depender do local e do estágio que ele se encontra.
Causas: ser fumante ou ter um histórico de tabagismo, pressão arterial ou colesterol elevados, uso de drogas e bebidas alcoólicas, aterosclerose (artérias entupidas), muitas vezes a gravides é ligada a formação ou ruptura do mesmo e também doenças presentes desde o nascimento.
Prevenção: atividades físicas, controle de colesterol e pressão, dieta saudável, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
Que especialistas devo procurar? Caso tenha uma suspeita de aneurisma, alguns médicos que podem diagnosticar são clínico geral, cardiologista, neurologista e reumatologista.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: alertar sobre a importância de uma vida saudável, abordando principalmente o uso de cigarros tendo em vista que muitos adolescentes estão voltando a utilizar, e também pode ser usado como exemplo em aulas de sistema circulatório.
Referência:
Disponível em < https://www.minhavida.com.br/saude/temas/aneurisma >. Acesso em 31 out. 2018
Disponível em < https://www.gstatic.com/healthricherkp/pdf/aneurysm_pt_BR.pdf >. Acesso 31 out. 2018
Disponível em < https://www.tuasaude.com/aneurisma-cerebral/ >. Acesso 31 out. 2018
Disponível em < http://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/abdominal-aortic-aneurysm.html >. Acesso em 31 out. 2018
Disponível em < http://portalms.saude.gov.br/busca?searchword=aneurisma&searchphrase=all&limit=20 >. Acesso 31 out. 2018.
1_BIO_LIC_VA_Lethicia_Bueno
ResponderExcluirTema bem abordado e muito interessante de ser usado em aulas sobre sitema circulatório, além de incentivar a prática do exercício físico, alerta o perigo do uso de cigarros.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir