sexta-feira, 2 de novembro de 2018

(1_BIO_LIC_VA_LARISSA_ANADIR) Você sabe quais músculos estamos exercitando quando praticamos o Pilates?


O método Pilates foi descoberto na Alemanha, por Joseph H. Pilates, na década de 1920, que incide no domínio consciente de aglomerados movimentos musculares do corpo lado a lado da mente. Tendo como objetivo causar uma vida saudável, impedindo problemas de saúde, através de atividades que causam o bem estar.
Os exercícios desse método geralmente são executados na posição deitada, para que ocorra uma diminuição de choques na sustentação do corpo, nas articulações e principalmente na coluna vertebral, desse modo pessoas de todas as idade dentre as mais jovens ate as mais idosas podem usufruir desse método. 
Tal pratica consiste no trabalho de diversos músculos, dentre eles o chamado cinturão de forças, constituído pelos seguintes músculos: profundos e superficiais do abdômen, em especial transverso, assoalho pélvico, diafragma, região lombar e multifidos.
O centro e forças é responsável pelo suporte dos órgãos internos e da coluna vertebral, fazendo a correção da postura, e estabilização do tronco. Assim utilizando de um menor gasto energético em relação aos movimentos e redução do risco de lesões na coluna (PILATES, 2010).


Disponível em: https://vivapilates.wordpress.com/tag/centro-de-forca/. Acessado em: 26 de out. 2018.

Um dos fundamentais métodos no Pilates é a intensificação do centro de forças, que é o lugar de onde saem toda a permanência e concentração para que os exercícios sejam feitos. Esse começo deve utilizado em todos os movimentos, porem alguns exigem maior solicitação da musculatura.
Quando os músculos do centro de forças estão bem fortificados não haverá do lombar. Não havendo o suporte interno um grande estresse atingira a coluna , joelhos, tornozelos e quadris.  Quando mais intenso, os moimentos ficam mais potentes, assim permitindo que as partes inferiores e superiores se juntem , passando uma força de uma extremidade à outra.
Relembrando que nesse método, todos os exercícios estão associados à respiração. Segundo Camarão (2004), antes que algum benefícios seja obtido, o individuo precisa aprender respirar.
 
Aplicação didática: esse material tem como objetivo, abordando a temática sistema muscular e Pilates, não somente ensinar ao aluno apenas sobre o sistema muscular, mas sim, cuidar dele, alcançar uma qualidade de vida, assim também melhorando seu convívio em sociedade.

Referencias

CAMARÃO, T. Pilates no Brasil: corpo e movimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PILATES, J.H. A obra completa de Joseph Pilates. Tradução Cecília Panelli. São Paulo: Phorte, 2010.


Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/835/1/2015JuliaMarmittZen.pdf>. Acessado em: 26 de out. de 2018

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_Lethicia_Bueno
    Assunto muito interessante, já que a prática do pilates vem sendo muito procurado nos dias de hoje, além de saber um pouco mais sobre o exercício, conhecemos como realmente ele funciona no corpo humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_VA_Shayane_Tozetto
    Ótimo tema para abordar em aula sobre músculos, principalmente para enfatizar o quanto é importante as atividades físicas para o organismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir