Disponível em: <https://www.tuasaude.com/ sintomas-de-cancer-de-colo-de- utero/>. Acesso em: 15 nov. 2018.
O uso de preservativo no momento da relação sexual é a melhor forma de prevenção, juntamente com o exame Papanicolau, onde o ginecologista faz uma coleta da secreção do colo do útero para fazer uma análise em laboratório, é fundamental para a prevenção do câncer. Para saber mais sobre as condições para a realização e frequência do exame procure um ginecologista.
Todas as mulheres que já tiveram alguma relação sexual devem fazer o exame preventivo, em especial as que estão na faixa de 25 a 59 anos.
O HPV não é responsável apenas pelo câncer de colo do útero, mas também por casos de câncer de ânus, de vagina, vulvar, de pênis e de orofaringe.
Contra o HPV existe a vacina, que hoje pode ser aplicada em meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos pelo SUS ou em por clínicas particulares de vacinação, em uma faixa etária mais estendida.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este material pode ser útil em uma aula de ensino fundamental e médio sobre o sistema genital feminino e sexualidade. É possível compreender a localização, prevenção e causa do câncer do colo do útero, também trabalhar a prevenção das DST’s e enfatizar a importância da vacinação.
Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/ wcm/connect/tiposdecancer/ site/home/colo_utero/definicao >. Acesso em: 14 nov. 2018.
Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/ dicas-em-saude/990-cancer-do- colo-de-utero >. Acesso em: 15 nov. 2018.
Disponível em: <https://drauziovarella.uol. com.br/doencas-e-sintomas/ cancer-de-colo-de-utero/ >. Acesso em: 15 nov. 2018.
Disponível em: <https://www.gineco.com.br/ saude-feminina/doencas- femininas/hpv/>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Disponível em:< http://portalarquivos.saude. gov.br/campanhas/vacinahpv/ >. Acesso em: 15 nov.2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário