quinta-feira, 15 de novembro de 2018

(1_BIO_LIC_NB_MAYRA_MICHALOVSKI) POR QUE NÓS SOLUÇAMOS?


      O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiramos e expiramos o ar e são controlados por um nervo chamado: frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço  surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.
     O característico barulhinho “hic, hic” surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.



Susto cura soluço? Por quê?
Todo mundo já tomou ou já tentou dar um susto em alguém para fazer ela parar de soluçar. Mais será que isso funciona mesmo?
Pode funcionar sim, quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar. Em outras situações de casos específicos, o soluço é causado por outros problemas diferentes do explicado acima. "Pode ser uma doença da vesícula, do esôfago, do estômago, ou até uma pneumonia na base do pulmão que provocam o soluço, pois são órgãos que podem afetar o diafragma", explica a gastroenterologista Maria do Carmo Sriche Passos, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Por fim, o soluço resulta de uma espécie de "pane" na sincronia do diafragma com a glote. O barulho desagradável é provocado pelas cordas vocais, que se movimentam com a passagem do ar.
Nesta imagem abaixo podemos ver alguns passos em que ocorre:

 

Aplicação Didática: Este material pode ser utilizado para complementar o conteúdo de Sistema Respiratório, como apoio em uma aula, é útil para introduzir o conteúdo aos alunos, mostrando detalhes, como uma forma de estudo aprofundada para uma prova e também ajudaria a tirar possíveis dúvidas sobre determinado assunto.

Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1148/por-que-solucamos>. Acesso em: 13 novembro. 2018.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=92gR302CoAY>. Acesso em: 13 novembro.2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário