quinta-feira, 15 de novembro de 2018

(1_BIO_LIC_NA_DANIELA_YASMIN_BIASSIO) PEDRA NA VESÍCULA: SINTOMAS PRINCIPAIS




    A vesícula biliar tem a função de armazenamento da bile, um líquido esverdeado que faz com que melhore a digestão das gorduras. Quando começa a digestão, a bile percorre todos os canais biliares até chegar ao intestino, contudo, ao existir acúmulos de substâncias presentes na vesícula causando dificuldades na passagem desse líquido, pode ocorrer em seguida a inflamação da vesícula e fortes dores na região.
    A pedra na vesícula que é cientificamente chamada de cálculo biliar ou colelitíase, doença caracterizada pelo depósito de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar causado por níveis altos de colesterol no sangue, má alimentação, obesidade ou diabetes, por exemplo.


Disponível em: <https://goo.gl/images/Dz8xMx>. Acesso em: 14 nov. 2018.

O que pode gerar pedra na vesícula:
   Algumas alterações na composição da bile podem influenciar a formação de pedras na vesícula, estando entre os fatores:
·         O excesso de colesterol na bile que não consegue ser eliminado, levando à formação de pedras;
·         Bile com muita bilirrubina: acontece quando há problemas no fígado ou no sangue, levando à produção elevada de bilirrubina;
·         E quando a bile está muito concentrada e não consegue eliminar seu conteúdo.

Outros fatores que podem ocasionar pedra na vesícula são:
  “Dieta rica em gorduras e carboidratos simples, como pão branco e refrigerantes;
dieta pobre em fibras, como alimentos integrais, frutas e verduras;
diabetes; colesterol alto; falta de atividade física; hipertensão arterial;
fumo; uso prolongado de anticoncepcionais: histórico familiar de pessoas com pedra na vesícula. Devido às diferenças hormonais, as mulheres têm uma maior tendência para ter pedras nas vesícula do que os homens.”
    Em geral, quando as pedras na vesícula são pequenas a ponto de atravessar os canais biliares, elas não acarretam sintomas e não precisam de tratamentos, pois ao chegarem no intestino são eliminadas através das fezes. Por outro lado, se são muito grandes a ponto de ficarem comprometidas nos canais biliares, elas acabam por provocar a inflamação na vesícula, designada por forte dor abdominal que pode durar até 5 horas.
    A colelitíase na maioria das vezes não é grave, ela pode ser tratada com o uso de remédios e uma dieta pobre em gorduras, a cirurgia só é recorrida em casos mais graves.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: O tema abordado pode ser apresentado para os alunos com o intuito de entender melhor sobre o assunto e compreender sobre as causas e sintomas que podem gerar a pedra na vesícula.


Disponível em: <https://www.tuasaude.com/sintomas-de-pedra-na-vesicula/>. Acesso em: 14 nov. 2018.

Disponível em: <https://www.tuasaude.com/pedra-na-vesicula/>. Acesso em: 14 nov. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário