quarta-feira, 31 de outubro de 2018

(1_BIO_LIC_NB_OSVALDO_PITLOVANCIV_JÚNIOR)PRESSÃO BAIXA E PRESSÃO ALTA. O QUE É, CAUSAS E OS SINTOMAS



   A pressão que aferimos (medimos) é a pressão a arterial, que é definida pela pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias e veias sendo uma pressão arterial ideal 12/8 que é medida em milímetro de mercúrio.O primeiro valor seria a pressão sistólica (pressão de contração) indica pressão que o sangue é bombeado para todo o corpo o segundo valor é a pressão diastólica pressão de relaxamento, ou seja, o caminho inverso voltando com menos substancias.O 12 seria a pressão da artéria que recebe maior pressão por conter todos os componentes do sangue e 9 por que deixar algumas substancias nas células sendo que é o sangue que oxigena e nutre as células. O aparelho utilizado é o esfigmomanômetro.

PRESSÃO ALTA
É o aumento anormal por um tempo longo, que o sangue exerce ao circular pelo corpo, exercendo uma pressão natural contra os vasos sanguíneos, sendo considerado hipertenso quando a pressão igual ou maior a 14/9.
Causas: Histórico familiar, idade frequentem pessoas a partir de 60 anos, etnia: asiático e negro possuem maior incidência. Poluição, estresse, sono irregular e vários outros fatores.                                                                                                       
Prevenção: estilo de vida saudável, dando um basta no sedentarismo seria um bom começo.                                                                                                      
Sintomas: Pressão alta: apresenta dor de cabeça e na nuca, sangramento no nariz, zumbidos nos ouvidos, visão dupla embaçada, tontura e falta de ar.     Tratamento: Poucas parcelas conseguem dominar  a doença, com exercícios e controle de estresse.
PRESSÃO BAIXA:                                                                                           
Quer dizer que a pressão arterial está abaixo do esperado, sendo considerado hipertenso com uma pressão igual ou inferior a 9/6.                                    
Causas: Incluem gravidez, problemas cardíacos, problemas endócrinos, desidratação, perda grave de sangue, queimadura grave e outros.           
Fatores que causam a pressão baixa: idade, sendo mais velho com mais chances. Uso de medicações, doenças cardiovasculares.                                                                                   
Sintomas: Sensação de fraqueza, náusea, batimentos cardíacos rápidos, visão turva e boca seca.                                                                                            
Tratamento: recomenda-se: adicionar sal a dieta, ingerir água ou fluidos. Por via intravenosa, remoção de medicamentos.

Aplicação didática: Os vídeos ajudam entender como é aferida a pressão, alguns termos utilizados quando se referimos a pressão, explicando mais calmamente e com clareza tudo que se refere a pressão baixa e alta, sintomas e causas.  Como muitos não entendem o que é pressão arterial, com a explicação da pressão alta e da pressão baixa poderiam ser usadas, para ensinar e conscientizar sobre os riscos, valorizando assim, à pratica de exercícios físicos.                                                                                         Sendo ainda um importante do conteúdo no sistema circulatório. Podendo ser usado para explicar as funções desse sistema.
Disponível em<:https://youtu.be/7qS1wEIsJQs:> acesso em: 29 de out de 2018.
Disponível em<:https://youtu.be/7K-9K6sIQ4s:> acesso em: 29 de out de 2018.
Disponível em<:https://youtu.be/T1jFhFU4ZK4:> acesso em: 29 de out de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário