quarta-feira, 31 de outubro de 2018

(1_BIO_LIC_NB_IVONETE_PIDIGURNE) ENTENDENDO O QUE É O MANGUITO ROTADOR



 O manguito rotador é composto pela junção de tendões que partem de quatro músculos, sendo eles o músculo supra espinal (localizado acima da espinha da escápula), músculo infra espinal (localizado abaixo da espinha da escápula), os quais são encontrados na parte posterior da mesma. Os outros dois músculos que também compõem o manguito rotador são o subescapular (o qual encontra-se na parte anterior da escápula) e o redondo menor.


Imagem disponível em: <https://www.ombro.net/rotura-do-manguito-rotador.html >. Acesso em 31 out. 2018.
   Tanto o músculo redondo menor, quanto o infra e supra espinal se inserem no tubérculo maior do úmero. Já o subescapular se insere no tubérculo menor do úmero.
 Partindo do principio que a cabeça do úmero encaixa-se na cavidade glenoide, fato esse que o deixa com pouca estabilidade. Temos portanto, essa função de estabilidade da articulação glenoumeral advinda dos quatro músculos pertencentes ao manguito rotador, o qual  realiza  também a movimentação e rotação do braço, nos permitindo levantar objetos, arremessar uma bola, e realizar outras diversas atividades diariamente.
   Por ser uma região muito utilizada cotidianamente, poder acabar acontecendo lesões no manguito rotador, seja por traumatismos ou acidentes e até mesmo por carregar objetos muito pesados, causando dores muito intensas. O tratamento é feito através de fisioterapia ou em casos mais graves através de cirurgias.

 Aplicação didática: esse material pode ser utilizado em uma aula sobre músculos do membro superior, explicando a ampla movimentação do ombro e a que fator essa movimentação está ligada.

 Disponível em: <https://ortopediaeombro.com.br/lesao-do-manguito-rotador/ >. Acesso em 31 out. 2018.

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_Laryssa_Lays_Rodrigues_da_Silva
    Muito boa postagem, pois retrata sobre como é importante ter o cuidado no levantamento de peso ou até mesmo fazer muito esforço em atividades físicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que é um conteúdo que pode ser utilizado em sala de aula. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_ANA_CAROLINA_DA_SILVA
    Ótimo material, o assunto abordado é bastante interessante, principalmente pelo cuidado que devemos ter com o ombro.

    ResponderExcluir