A enxaqueca é causada por um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo substâncias chamadas de neurotransmissores. Tem como um dos principais motivos a vida e os hábitos que essa pessoa possui. Ela pode ou não se manifestar por motivos genéticos, tendo como um dos sintomas dores fortes de cabeça.
Os neurotransmissores são pequenas moléculas responsáveis pela comunicação das células no sistema nervoso, na sua maioria são precursores de proteínas e são normalmente encontrados nos terminais dos neurônios. As pessoas podem sentir também dores de cabeça latejantes, essa área corresponde geralmente a área temporal do cérebro.
Essas dores crônicas podem ser provocadas por uma série de coisas, incluindo estresse, clima, luz e odores, variando de pessoa a pessoa.
Cada paciente percebe a dor de uma forma, ela não é igual para duas pessoas, por isso o tratamento é individualizado. Costuma ser mais duradoura, pode ser contínua, ter períodos regulares ou crises intermitentes, a enxaqueca como uma dor crônica pode ir e voltar em períodos, por isso a dor pode durar alguns dias e sumir, voltando em outros momentos.
Disponível em: <http://www.psicologoroberte.com.br/enxaqueca-nao-e-dor-de-cabeca/>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Aplicação didática: usar uma doença comum que muitas pessoas conhecem ou tem, pode ser abordado para explicar como funciona o sistema nervoso e as possibilidades de doenças que o nosso corpo e o nosso sistema pode desenvolver. Citar o que são neurotransmissores e como o estresse e nosso hábitos alimentares ou não, podem afetar nosso sistema nervoso. Fazendo questionamentos e perguntando aos alunos se eles tem ou conhecem possíveis doenças e ligar isso ao conteúdo abordado.
Disponível em : <https://www.infoescola.com/neurologia/neurotransmissores/>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Disponível em: <http://www.enxaquecacronica.com.br/web/site/sintomas>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir2_BIO_LIC_VA_Ana_Lucia_Souza_Macedo
ResponderExcluirTambém vale ressaltar que, a fim de evitar o uso contínuo de medicamentos, pode-se optar por tratamentos naturais como massagens, chás, consumir mais frutas e verduras, etc.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_ BIO_LIC_VA_Shayane_Tozetto
ResponderExcluirBom tema para citar em uma aula de sistema nervoso, pois todos conhecem alguém que sofre de enxaqueca, um assunto bem cotidiano de fácil entendimento.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_Murilo_dos_Santos_Ferreira_Nunes
ResponderExcluirBem interessante, pelo fato de muitas pessoas sentirem esses sintomas e também que elas possam entender mais desta doença, buscando o tratamento.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_ BIO_LIC_VB_CINTIA_KOGA
ResponderExcluirAlém de ser um ótimo tema para se abordar em sala de aula, é de facil entendimento por ser algo bem comum,que gera curiosidade por ser algo do cotidiano de muitas pessoas.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_Amanda_Woicizack
ResponderExcluirEnxaqueca é um tema muito bom para se trabalhar, pois é muito comum, trazendo o assunto para perto do aluno, mostrando que há tratamento e introduzindo o estudo do sistema nervoso de uma forma acessível.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir