segunda-feira, 18 de junho de 2018

(1_BIO_LIC_VA_Fabíola_Mika) ARTRITE REUMATOIDE: DOR QUE PODE LEVAR A INCAPACIDADE FÍSICA





O que é?
A artrite reumatoide é uma doença que ocorre devido a inflamação articular, causando dor, inchaço e rigidez articular, limitando o movimento e a função da articulação afetada, além de outros sintomas. As articulações mais afetadas são as articulações das mãos, pés, joelhos, tornozelos e punhos.
Como curar?
Atualmente não há cura, mas existem tratamentos que reduzem os sintomas do paciente e melhoram a incapacidade através de terapia apropriada,  se tratada o quanto antes,  evita-se que as articulações afetadas sejam permanentemente danificadas. A primeira terapia usada para diminuir rapidamente os sintomas, e consequentemente a inflamação das articulações, é uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), mas, os pacientes com inchaços persistentes não respondem a essa terapia, geralmente iniciando em seguida o tratamento com drogas anti-reumáticas.
Causas:
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, a mesma  que normalmente defende o organismo das agressões externas como vírus, bactérias, confundindo-o com um agressor externo, causando danos e inflamação nas articulações, prejudicando a movimentação e causando até invalidez. O principal órgão afetado é a membrana sinovial.
Como manifesta?
Se manifesta através dos sintomas que aparecem gradualmente, normalmente pela manhã o paciente sente uma rigidez em qualquer que seja a articulação, que desaparece ao longo do dia, mais que persistindo, a dor e o inchaço aparecem.



Aplicação didática:  Esta unidade tem como objetivo, além de conscientizar os alunos sobre a doença, ajudar na compreensão de articulações e exemplar um tipo de doença que prejudica as articulações, mais especificamente que é a mudança da composição do liquido sinovial contido na membrana sinovial, característico das articulações diartroses.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dZdWMoEf-kI>. Acesso em:  02 jun. 2018.


4 comentários:

  1. Como na propria aplicação já diz, além de conscientização é uma forma de explicar o conteúdo se baseando em doenças que eles mesmos já devem ter ouvido falar. Massa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Nicoly. Assim como também há possibilidade do aluno não ter conhecimento nenhum sobre o assunto. Por isso, nós como professores devemos sempre estar nos atualizando.

      Excluir
  2. Existe uma idade em que essa doença é mais comum, ou em todas as idades se manifesta de igual forma ?

    ResponderExcluir
  3. Um médico seria o profissional mais adequado para dar esta resposta, porém, por se tratar de um processo inflamatório, a idade não deve interferir.

    ResponderExcluir