quinta-feira, 14 de junho de 2018

(1_BIO_LIC_VA_Amanda_Woicizack) O QUE ACONTECE DEPOIS DA INJEÇÃO DE HEROÍNA?

Você já pensou como uma droga opióide age no corpo humano?

A heroína é um analgésico sintetizado da morfina e derivado do ópio (substância extraída da papoula) ela pode ser inalada ou injetada e por ser altamente viciante o uso foi proibido independente da sua finalidade.





Quando o usuário inala ou injeta a heroína, a droga aciona o Sistema Nervoso Central (SNC) e em um primeiro momento aumenta as sensações trazendo euforia e podendo causar vômitos e coceiras fortes. Depois que euforia passa esta substância deprime o SNC, que é composto pela medula espinal e pelo encéfalo, diminuindo a atividade do sistema que mantém ativos os sentidos e atividades involuntárias do corpo, causando sonolência, pensamentos de falsa realidade, aumento de tempo dos reflexos, em seguida o usuário entra em um estado de depressão profunda, sempre correndo o risco de ir a óbito em qualquer um dos estágios.


Em busca das mesmas sensações da primeira vez, ou até mesmo sensações mais fortes, as doses são aumentadas, configurando o usuário como dependente químico e psicológico.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: este material pode ser utilizado em uma aula sobre o sistema nervoso, para alunos de ensino fundamental e médio, pois mostra quais atividades são comandadas por esse sistema, serve também como alerta contra o uso das drogas, trazendo aos alunos quais os sintomas e riscos.

Disponível em: <https://www.infoescola.com/drogas/heroina/ > Acesso em: 13 jun. 2018;

Disponível em:< https://super.abril.com.br/ciencia/heroina-o-analgesico-que-mata/ > Acesso em: 13 jun. 2018;

4 comentários:

  1. 2_BIO_LIC_VA_RUBIA_RODRIGUES
    Muito bom para se comentar principalmente para os jovens de hoje, em sala de aula, alertando-os para o perigo que é a dita droga.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_VB_ANA_PAULA_FREIRE_DOS_SANTOS achei muito interessante por falar sobre algo não que não é muito discutido que é o efeito das drogas e também foi um post curto e bem completo.

    ResponderExcluir
  3. Legal a relação das drogas com o sistema nervoso central, ótimo para alertar os jovens a não usarem essa é é outras drogas.

    ResponderExcluir
  4. Sim meninas, nós devemos constantemente alertar nossos alunos sobre os ricos das drogas.

    ResponderExcluir