quarta-feira, 13 de junho de 2018

(1_BIO_LIC_NA_EVERSON_DA_SILVA) ÁLCOOL E NEUROTRANSMISSORES


O álcool presente nas bebidas é o etanol, solúvel em água e gordura, assim, sua absorção na mucosa do estômago acontece muito rápido, e, após ser absorvido cai na corrente sanguínea e atinge o sistema nervoso central. O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, e é responsável pelo processamento das informações do meio externo e interno e elabora respostas para essas informações.  A presença de álcool nas células cerebrais promove uma desordem em alguns neurotransmissores como: serotonina e dopamina.
Serotonina: neurotransmissor com função de promover a sensação de felicidade e bem - estar.
Dopamina: neurotransmissor com função que possui relação com sono, movimento, atenção, humor, etc...
A presença de etanol, afeta como essas substâncias estimulam as sinapses nervosas, que são junções entre a terminação da membrana de um neurônio a outro neurônio, dando continuidade ao impulso nervoso.
Vídeo sobre como o álcool diminui às percepções de movimento e atenção ao dirigir.
Aplicação didática: Uso do vídeo como material de apoio para ver na prática a ação do álcool no sistema nervoso.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sinapses/. Acesso em: 12 Jun 2018.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_Ana_Carolina_da_Silva

    Ótimo material, acredito que poucas pessoas saibam os reais efeitos que o álcool provoca em nosso organismo. O assunto foi bem abordado, podendo trazer também a conscientização das das pessoas em relação ao consumo excessivo do álcool.

    ResponderExcluir
  2. 1_ BIO_LIC_NB_JOAO_VICTOR_MICHELIS

    Excelente material apresentado pois chama atenção sobre o que o alcool é capaz de fazer com alguma pessoa podendo trazer sérios prejuízos.

    ResponderExcluir