Osteofitose é a doença degenerativa em que as vértebras da coluna se aproximam por conta de desgastes nos discos vertebrais, que tem como função absorver os impactos e impedir que as vértebras se toquem, então como forma de estabilizar a coluna, ocorre uma deformação nessas vértebras, fazendo com que cresça pequenas expansões ósseas adquirindo um formato de gancho, semelhante a um bico de papagaio, dando origem a esse nome popular, ou osteófito. Embora sejam considerados como uma possível solução para esse desgaste, o osteófito vai provocar intensa dor no local e até mesmo formigamento com perda de força nos membros, pois exercem uma certa pressão sobre o músculo.
Disponível em: < http://vertebrata.com.br/blog/saiba-o-que-e-e-como-prevenir-o-bico-de-papagaio-na-coluna/ >. Acesso em: 21 mai. 2018
O principal motivador da formação do bico de papagaio na coluna é a postura incorreta ao longo dos anos. Além de carregar objetos pesados, fazer movimentos que vão forçar a curvatura da coluna, ou forçar a coluna em ângulos incorretos podem com o passar do tempo comprimir e desgastar os discos intervertebrais, fazendo com que a doença vá se desenvolver no futuro. Outros problemas de coluna, como artrose, hérnia ou artrite, também podem proporcionar o desenvolvimento da osteofitose, bem como disposição genética e até mesmo obesidade.
SINTOMAS
Como a maioria das doenças, a osteofitose só pode ser diagnosticada com precisão por um médico ortopedista, portanto se você vem apresentando alguns desses sintomas é importante consultar.
• Dor intensa na região lombar ou cervical, sobretudo ao se movimentar;
• Dor se alastrando para braços ou para as pernas;
• Sensação de formigamento e perda de sensibilidade nos braços quando ocorre na região cervical ou nas pernas, quando o osteófito se localiza na região lombar;
• Redução da força muscular.
• Dor se alastrando para braços ou para as pernas;
• Sensação de formigamento e perda de sensibilidade nos braços quando ocorre na região cervical ou nas pernas, quando o osteófito se localiza na região lombar;
• Redução da força muscular.
TRATAMENTO
Infelizmente os casos de osteofitose são irreversíveis, mas com um tratamento adequado, corrigindo a postura, caso for preciso com um acompanhamento de fisioterapeuta, e praticar atividades físicas que não possuam um impacto tão grande para a coluna, como natação, pilates e hidroginástica é possível aliviar a dor e levar uma vida sem grandes complicações. Caso necessário o médico pode recomendar uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, que irão ajudar caso ocorra um grande desconforto. Em casos graves, em que o paciente apresente dano neurológico súbito ou a coluna apresentar sinais de desalinhamento progressivo acompanhados de dor intensa, são recomendados tratamentos cirúrgicos com enxertos ou implantes ósseos.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: pode ser usado como um complemento na aula sobre ossos, para alertar sobre os problemas que a má postura pode trazer aos ossos, especialmente da coluna vertebral, dando foco ao bico-de-papagaio, que causa diversos outros problemas a saúde, sendo que ao ser diagnosticado não possui cura.
REFERÊNCIAS
Disponível em: < http://vertebrata.com.br/blog/saiba-o-que-e-e-como-prevenir-o-bico-de-papagaio-na-coluna/ >. Acesso em: 21 mai. 2018.
Disponível em: < http://www.ortopediabr.com.br/bico-de-papagaio-osteofitos-osteofitose/ >. Acesso em: 21 mai. 2018.
Disponível em: < https://guiamedicobrasileiro.com.br/osteofitose-bico-de-papagaio/ >. Acesso em: 22 mai. 2018.
Disponível em: < https://www.tuasaude.com/bicos-de-papagaio/ >. Acesso em: 22 mai. 2018.
Muito útil como fonte acadêmica e muito bem elaborado.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_VA_LARISSA_ANADIR
ResponderExcluirTrabalho muito bem explicado, reforçando ainda que devemos mantar uma postura adequada, realizar as tarefas que exigem um certo esforço com uma postura correta. Não sabia que a osteofitose não e reversível, pode ser amenizada com yoga ou Pilates ?