terça-feira, 29 de maio de 2018

(1_BIO_LIC_NA_ANA_LETÍCIA) O USO DE ANTICONCEPCIONAIS PODE AFETAR OS OSSOS?

Acesso em: 25 mai. 2018.

Os anticoncepcionais injetáveis podem enfraquecer os ossos, principalmente em mulheres no período antes da menopausa, já a pílula fortalece os ossos, pois protege a perda de cálcio ósseo prevenindo a osteoporose.
Devido a perca de cálcio, as mulheres que apresentam tendências a ter osteoporose não podem usar anticoncepcional injetável. E para as mulheres que fazem seu uso é indicado fazer uma ingestão adequada de vitamina D e cálcio. Alguns fatores de risco para osteoporose que impedem o uso de anticoncepcional injetável: alcoolismo, tabagismo, uso crônico de medicamentos, doenças crônicas, baixo IMC, doenças de metabolismo ósseo, distúrbios alimentares.
Conforme os anticoncepcionais utilizados podem afetar os ossos, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=1d0EMVekvC4 e veja alguns efeitos dos anticoncepcionais após os 40 anos, onde se inicia o período anterior a menopausa. Atente-se para os efeitos em relação a massa óssea.









Disponível em: < http://antenormazzuia.com/osteoporose-2/>. Acesso em: 25 mai. 2018.
Disponível em: < http://clipartstation.com/x-clipart-12/>. Acesso em: 25 mai. 2018.












                 Anticoncepcionais que contém apenas progesterona diminuem a densidade mineral óssea na região lombar da mulher, e anticoncepcionais combinados, ou seja, com estrogênio e progesterona, não causam diferenças na densidade mineral óssea.

            No período que antecede a menopausa o uso apenas de estrogênio não afeta a densidade óssea, mas o curioso, é o uso do anticoncepcional combinado, pois neste período ele aumenta a densidade mineral óssea na coluna lombar, fêmur, radio, ulna e quadril.
            Somente o uso de estrogênio em adolescentes não apresenta nenhuma mudança na densidade mineral óssea, no entanto reduz seu ganho. Em mulheres adultas apresenta uma diminuição da densidade.
            Em suma, os anticoncepcionais combinados (progesterona + estrogênio) não afetam a saúde óssea.













Aplicação didática: este material pode ser usado em aulas de osteologia, quando se trata do assunto osso e osteoporose, em aulas de orientação sexual em que o anticoncepcional é uma alternativa para evitar a gravidez, no entanto é preciso atentar-se aos seus riscos, e consequências a longo prazo como a densidade mineral óssea.
            “Se interessou pelo assunto?! Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida!”

Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2011/v39n7/a2694.pdf> Acesso em: 25 mai. 2018.
Disponível em: < http://blogue.cintramedica.pt/2017/10/o-que-e-a-osteoporose/> Acesso em: 25 mai. 2018.
Disponível em: < http://antenormazzuia.com/osteoporose-2/>. Acesso em: 25 mai. 2018.
Disponível em: < http://clipartstation.com/x-clipart-12/>. Acesso em: 25 mai. 2018.





4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_LOREN_SANTOS
    Gostei muito, não é uma coisa tão discutida, eu nunca tinha ouvido falar dessa possibilidade, é bom saber para que a mulher possa recorrer a outros métodos contraceptivos caso tenha essa preocupação com ossos, o tema foi muito bem explicado e com boas ilustrações. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Loren! Recorrer a outros métodos contraceptivos é uma boa saída, como por exemplo: DIU, implante contraceptivo, preservativo, todos esses possuem níveis próximos de eficácia. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_VA_Kauane_Chicora.
    Gostei muito de sua postagem, pois trata-se de um assunto de que possuimos poucas informações,porque é pouco divulgado pela sociedade, mas que faz parte do cotidiano de muitas mulheres, e é muito importante que possamos obter esse conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Kauane! Material de grande importância para todas as mulheres! Que tal compartilharmos o blog para que todos possam fazer bom uso dessas postagens? O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir