quinta-feira, 17 de maio de 2018

(1_BIO_LIC_NA_DANIELA_YASMIN) CAMINHAR É O MELHOR REMÉDIO PARA EVITAR A DOR NAS COSTAS

Estudos indicam que mais de 80% da população mundial sofre com dores lombares segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). 90% da população sofrerá de problemas lombares em algum momento da vida, segundo o doutor Clavel a melhor receita para evitar essa ocorrência é a preventiva: andar e a terapêutica: a substituição de um disco danificado por uma prótese operando a partir da barriga.


Uma prótese de disco vertebral. Disponível em: <https://goo.gl/images/GqR8fJ>. Acesso em: 16 mai. 2018.

A abordagem lombar anterior (termo médico da intervenção, que se traduz em operar pela barriga) se tornou um assunto polêmico pelo fato de que a forma normal de operar a degeneração do disco é intervindo pelas costas.


Material cirúrgico para realizar a técnica da abordagem lombar anterior para substituir por uma prótese um disco degenerado ou danificado. VICENS GIMÉNEZ. Disponível em: <https://goo.gl/images/k8mu2P >. Acesso em: 16 mai. 2018.

O neurocirurgião, especialista em coluna, o doutor Clavel, de 49 anos, diz que era preciso inovar. E como quase sempre acontece quando se inova, o processo leva um tempo para se materializar. De início ninguém apostava em sua ideia, porém com coragem e perseverança mesmo que passando por várias dificuldades para que sua técnica saísse perfeita e fosse aceita ele não desistiu. “As cirurgias de hérnia de disco e outras lesões na coluna vertebral eram feitas pelas costas, onde você tem de abrir musculatura, destruir osso, remover articulações...”, diz doutor Clavel enquanto segura na mão a última porção de uma coluna vertebral e mostra passo a passo o que esta dizendo. Mas a lista de contradições não termina aí: “Um nervo pode ser lesionado. E oque acontece se depois de tudo isso, ademais, não se consegue chegar ao disco para poder restaurá-lo ou substituí-lo?”.


Clavel mostra a porção inferior da coluna, onde é feita a substituição do disco. VICENS GIMÉNEZ. Disponível em: <https://goo.gl/images/GDS1GU>. Acesso em: 16 mai. 2018.


O vento favorável soprou a favor do seu projeto quando os chamados implantes de terceira geração foram fabricados. Clavel e sua equipe se dedicaram ao treinamento de maneira intensiva em um centro médico em Berlim que realizava esse tipo de intervenção. “Ficou claro para nós: não se discutia a abordagem lombar, e a única razão era pela complexidade técnica.” Foram examinados durante meses, com avaliações para superar essas “complexidades” e hoje a equipe do doutor Clavel é líder na Espanha, na Europa e no mundo. “Nosso centro é um dos que mais realiza intervenções no mundo, talvez o que mais, competindo muito de perto com o da Alemanha.”


Clavel durante uma cirurgia. VICENS GIMÉNEZ. Disponível em: <https://goo.gl/images/fPFpD6>. Acesso em: 16 mai. 2018.

Clavel diz que para saber por que as costas de alguém doem, você tem que conhecer seus hábitos, sua idade, se trabalha sentado, se come bem, se dorme o suficiente, se pratica esporte. Ao terminar a jornada de trabalho, devemos deixar a tecnologia de lado e retornar “ao bosque”, relata quase ensimesmado. Tanto quanto possível, voltar para natureza. Caminhar já basta. Ou seja: “A melhor coisa que podemos fazer para salvar nossas costas é caminhar”.  A caminhada é uma atividade que não exige nenhum esforço nem habilidade, não tem restrição de idade, não tem custos e a qualquer momento do dia podemos praticá-la, é algo que não é impossível de se fazer.

Aplicação didática: esta unidade didática tem por objetivo orientar os alunos sobre como os discos intervertebrais são as estruturas mais afetadas da coluna vertebral, podendo ocasionar sérios problemas com a falta de exercícios para a prevenção de lesões na região, e levá-los a uma tomada de consciência sobre o grande problema causado por falta de cuidados com a coluna. Logo após de debater sobre o tema no texto apresentado, serão acrescentados perguntas a serem respondidas pelos educandos, onde os mesmos terão a oportunidade de compreensão e de discutirem sobre o tema abordado. A fundamentação teórica é baseada em uma reportagem e dados com aplicação de pesquisa exploratória, de métodos investigativos e noticiários.



2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_Kessilin_Fiatekowski
    Muito interessante o tema abordado, os discos vertebrais são realmente muito importantes e mostrar isso para os estudantes é extremamente necessário para que os devidos cuidados sejam tomados para problemas futuros de dores lombares seja evitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir